8.5.08

Comportamento + Tribos

O sociologo frances Michel Maffesoli (o que coloquei o livro a alguns posts a baixo) fala neste livro, O Tempo das Tribos, sobre o sentimeno que une as pessoas, o declinio do individualismo e as diversas formas que a sociedade encontra atraves da religiao, politica, etc para sua adequacao.

Como esse livro, o outros 3 dele, sao a base para a minha monografia, acabo tendo a minha atencao em tudo que reviro na internet voltado para isso...



os raparigos estilo anos 80

Como nesta materia interessante que acabo de ler do site uol, sobre um novo movimento que invade Paris...

"O novo movimento que se espalhou pela capital francesa entre jovens de 15 a 22 anos já tem um nome: Tecktonik.

A moda também determina o cabelo, com cortes característicos da década de 80, cabelo mais longo atrás e curto em cima, com um topete. Além da moda, a dança também identifica o grupo e tem vários nomes: Tecktonik, Vertigo, Electro Dance ou Milky Way.

Os passos são simples: basta mover os braços de maneira solta em volta da cabeça, como se estivesse passando gel no cabelo várias vezes. Os que podem, dançam em discotecas. Mas a maioria invade as ruas para dançar, sem nenhuma reivindicação, a não ser a diversão.

YouTube
Muitos dos jovens que dançam o Tecktonik gravam suas performances para exibir depois em suas páginas pessoais ou em sites como o YouTube. "O fenômeno é de dança e também de internet, e é a primeira vez que as duas vertentes se misturam tanto", afirma a socióloga Anne Petiau, da Sorbonne.

As reuniões dos aficionados pelo Tecktonik, chamadas de "aprems", um diminutivo para "après-midi" ("tarde", em francês), são organizadas exclusivamente pela internet. "Os 'aprems' são anunciados apenas na nossa página", afirma o DJ Fozzie Bear, membro do grupo organizador Dance Generation. "Mesmo assim já conseguimos reunir até mil pessoas e está aumentando."

Para o DJ, o movimento permite que os participantes "conheçam muitas pessoas, se comunicando pela internet e depois pessoalmente nos eventos ou nos clubes". "Eu só gosto de dançar. Não me visto tipo Tecktonik", diz Titi, de 18 anos, que dança em clubes e na casa de amigos. "Mas, quando escuto a música eletrônica e danço, é uma viagem."




Bacana nao eh??? Acho incrivel como as pessoas tem essa necessidade de pertencer a algo, de desfrutar de um ambiente que corresponda nao somente a um lazer mas tambem de ideais...

E o melhor eh embarcar nesta no mundo virtual, se "encontrar" em uma sala de bate-papo para ver o que rola de interessante. Incrivel como a internet veio para "encurtar" as distancias.

Nenhum comentário: