24.4.08

Boa Leitura # 1 Zuenir Ventura

O jornalista Zuenir Ventura


Nao só porque é uma leitura obrigatória na facul, mas sim porque eu adooro. Temos um trabalho pra amanhã (ps: ainda nao terminei) sobre o livro "Chico Mendes - Crime e Castigo" do Zuenir Ventura.

Eu escolhi fazer o tal trabalho baseado neste livro, devido a facilidade que as obras do Zuenir me envolvem e quando vejo o livro já acabou... ai fica o gostinho de quero mais!

Eu já acompanhava as crônicas do autor no site nominimo.com, só que para a minha tristeza e de toda uma legião de seguidores, o site acabou. Já li 1968 o ano que nao terminou e Cidade Partida. E recomendo!!

Este é um dos jornalistas que mais me fascinam, não so por estas belas obras mas pelo exemplo de profissionalismo.

Com o livro Chico Mendes - Crime e Castigo, Zuenir ganhou o prêmio Esso de jornalismo e mais do que isso, trouxe a conhecimento dos brasileiros o perfil de um dos maiores líderes que o Brasil já teve.

Infelizmente Chico Mendes ganhou notoriedade por aqui somente depois de seu assassinato. Entretanto sua luta, como líder dos seringueiros, abriu portas para que o movimento ambientalista que favoreceu o crescimento do estado do Acre nos anos que se seguiram e ainda trouxe a trégua entre seringueiros e fazendeiros.
Devorei o livro em pouquíssimo tempo e esta mais que recomendado!!!

Nenhum comentário: